Exercício de Lógica Nº 1- Irving Copi.

Exercício de Lógica Nº 1.[1]

I – Cada um dos seguintes trechos contém mais de um argumento. Distingui-los e identificar suas premissas e conclusões:

1.            A instituição do longo aprendizado não é favorável à formação de jovens para a indústria. Um jornaleiro, que trabalha por peça, é provavelmente ativo, porque extrai o benefício de todos os esforços resultantes da sua atividade. Um aprendiz é provavelmente preguiçoso, e quase sempre o é, porque não tem qualquer interesse imediato em ser outra coisa.

ADAM SMITH, A Riqueza das Nações.

2.            Não podemos comparar um processo com “a passagem do tempo” – não existe tal coisa – mas unicamente com um outro processo (como o funcionamento de um cronômetro).

Logo, só podemos descrever o lapso de tempo, confiando em algum outro processo.

LUDWIG WITTGENSTEIN, Tractatus Logico-Philosophicus.

3.            Como um indivíduo abandonado a si próprio não pode realizar todas as boas coisas que poderia de outro modo obter, tem de viver e trabalhar com outros. Mas a sociedade não é possível sem simpatia e amor; portanto, a virtude primordial que é dever de todos e de cada um desenvolver é o amor à humanidade.

M. M. SHARIF, Muslim Thought.

4.            … dizem-nos que esse Deus, que prescreve a indulgência e o perdão para todas as faltas, não exerce nem uma nem outra coisa, mas exatamente o oposto; então, um castigo que vem no fim de todas as coisas, quando o mundo está irremediavelmente perdido, não poder ter como objetivo aperfeiçoar ou dissuadir; é, portanto, pura vingança.

ARTHUR SCHOPENHAUER, “O Sistema Cristão”.

5.            A prova dos sentidos ainda mais confirma isto. Se assim não fosse, como poderiam os eclipses da lua mostrar segmentos da forma que os vemos? De fato, os formatos que a própria lia mostra cada mês são de todos os tipos – regulares e cheios, convexos e côncavos – mas, nos eclipses, a forma dessa linha será causada pela forma da superfície da terra que, portanto, é esférica.

ARISTÓTELES, Dos Céus.

6.            O fotografado jamais fica mais ou, usualmente, menos satisfeito com qualquer fotografia do que o fotógrafo. I. O fotógrafo fica (a) surpreendido ao descobrir que existe uma imagem no negativo; (b) satisfeito, se a imagem parece ser de razoável nitidez, densidade e contraste; (c) deliciado, se ela tiver semelhanças com qualquer ser humano e (d) exultante, se for reconhecível como um retrato do fotografado. II. Pelo contrário, o fotografado (a) recorda as torturas de posar; (b) sabe que é belo (ou bela). III. Portanto, se não parecer belo na fotografia, é unicamente porque o fotógrafo é turvo, deficiente, subdesenvolvido e estúpido.

AARON SUSSMAN, The Amateur Photographer’s Handbook.

7.            Porque os aldeãos hindus nunca abatem uma vaca, o gado que existe para comer é só o que morre de morte natural; portanto, comer bife equivale a comer carniça.

M. M. SRINIVAS e ANDRÉ BERTEILLE, The “Untouchables” of India.

8.            “… Você esteve no seu clube o dia todo, pelo que vejo.”

“Meus caro Holmes!”

“Certamente que sim! Mas como…?”

Ele riu da minha expressão perplexa.

“Há uma deliciosa ingenuidade em sua natureza, Watson, que me faz sentir prazer no exercício de quaisquer insignificantes poderes que eu possua à sua custa. Um cavalheiro sai de casa num dia chuvoso e enlameado. Regressa imaculado no fim da tarde, com sua cartola e suas botinas ainda reluzentes. Portanto, esteve imobilizado algures o dia todo. Não é um com amigos íntimos. Onde é que poder ter estado, então? Não é óbvio?”

A.      CONAN DOYLE, O Cão de Baskervilles.


[1] Exercício extraído do livro de: COPI, Irving M. Introdução à Lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978.

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